terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DIAGNÓSTICO DE LEITURA E ESCRITA

ELABOREI ESSAS ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TENDO COMO  OBJETIVO PRINCIPAL,  DIAGNOSTICAR A HABILIDADE DE LER E LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM PEQUENOS  TEXTOS, TENDO EM VISTA QUE ESSA É UMA DAS PRIMEIRAS HABILIDADES QUE O ALUNO DEVE POSSUIR. 


QUANTO A PRODUÇÃO DE TEXTO, PROCUREI CRIAR VÁRIAS SITUAÇÕES DE ESCRITA PARA QUE O ALUNO TENHA A OPORTUNIDADE DE DEIXAR BEM CLARO O DOMÍNIO QUE POSSUI A RESPEITO DA ESCRITA.


AO ENTREGAR A ATIVIDADE PARA OS ALUNOS, O PROF. NÃO DEVERÁ LER O TEXTO E NEM AS QUESTÕES, CASO CONTRÁRIO, HAVERÁ PREJUÍZO  NO DIAGNÓSTICO.


SEGUE UMA PLANILHA CONTENDO AS HABILIDADES QUE CONTEMPLAM ESSE DIAGNÓSTICO PARA QUE O PROF. POSSA TER O REGISTRO DA SITUAÇÃO GERAL DA SALA. 


BOM TRABALHO!!!! 





3 comentários:

  1. As as siglas - PS, SV, SSV, SA, A, AO - referente ao descritor sobre nível de escrita representam o que?

    ResponderExcluir
  2. Jarele,

    Utilizamos essas siglas para representar os níveis de escrita dos alunos, de acordo com os estudos da pedagoga e psicóloga Emília Ferreira, sobre aquisição da leitura e da escrita. Elas significam:

    PS - Pré-silábico
    SSV - Silábico sem valor sonoro
    SV - Silábico com valor sonoro
    SA - Silábico Alfabético
    A - Alfabético
    AO - Alfabético Ortográfico.

    Mais informações entre no site:

    http://www.slideshare.net/cmyamaral/apresentao-psicognese-da-lngua-escrita

    Abraços,
    Eleúzia

    ResponderExcluir

Como Nomear Emoções Ajuda no Desenvolvimento Emocional das Crianças – Dica #1/5

  🧠💬 Você sabia que nomear emoções é um dos primeiros passos para desenvolver a inteligência emocional nas crianças? Quando ajudamos u...