domingo, 13 de março de 2011

MÉTODO FÔNICO

PARA ENTENDER MELHOR O "MÉTODO FÔNICO DE ALFABETIZAÇÃO"

Método fônico


O método fônico consiste no aprendizado através da associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras. Esse método de ensino permite primeiro descobrir o princípio alfabético e, progressivamente, dominar o conhecimento ortográfico próprio de sua língua, através de textos produzidos especificamente para este fim.

 

O método é baseado no ensino do código alfabético de forma dinâmica, ou seja, as relações entre sons e letras devem ser feitas através do planejamento de atividades lúdicas para levar as crianças a aprender a codificar a fala em escrita e a decodificar a escrita no fluxo da fala e do pensamento.



O método fônico nasceu como uma crítica ao método da soletração ou alfabético. Primeiro são ensinadas as formas e os sons das vogais. Depois são ensinadas as consoantes, sendo, aos poucos, estabelecidas relações mais complexas. Cada letra é aprendida como um fonema que, juntamente com outro, forma sílabas e palavras. São ensinadas primeiro as sílabas mais simples e depois as mais complexas.
FONTE: http://pessoas.hsw.uol.com.br/metodo-de-alfabetizacao3.htm


ELABOREI ESTE RESUMO PARA FACILITAR O ESTUDO ATRAVÉS DO "MÉTODO FÔNICO"
O MÉTODO FÔNICO, AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS EDUCADORES PENSAM, SE DESENVOLVE POR HABILIDADES, VEJA:

Nenhum comentário: