sábado, 26 de março de 2011

SUBTRAÇÃO COM RECURSO - UNIDADE, DEZENA E CENTENA

96 "CONTINHAS" DE SUBTRAÇÃO COM RECURSO

ELABOREI ESTAS ATIVIDADES VISANDO DESENVOLVER NO EDUCANDO A SEGUINTE HABILIDADE:
  • Ampliar o conhecimento de subtração com recurso com base no sistema de trocas (unidade, dezena e centena).

PARA CASA OU PARA CLASSE:
VOCÊ DECIDE!



SUBTRAÇÃO COM RECURSO - UNIDADE E DEZENA

108 CONTINHAS DE SUBTRAÇÃO!

PROFESSOR (A), OS ALUNOS APRESENTAM MUITAS DIFICULDADES PARA DOMINAR A  OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO COM RECURSO. SÓ TEM UM JEITO DE AJUDAR A RESOLVER ESSE PROBLEMA: TREINAR MUITO! 
POR ISSO, ELABOREI ESTAS ATIVIDADES PARA PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DAS SEGUINTES HABILIDADES:
  • Compreender o processo de subtração com base no sistema de trocas (unidades e dezenas);
  • Resolver cálculos envolvendo subtração com unidades e dezenas por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnica operatória convencional;
PARA CASA OU PARA CLASSE: 
VOCÊ DECIDE!!




quinta-feira, 24 de março de 2011

MAIS UM SELINHO!!

Ganhei esse selinho da amiga Aninha.
Vou mudar a regra e dedicar esse selinho a todos os meus seguidores.

sábado, 19 de março de 2011

CONTAGEM - DEZENAS E UNIDADES

ELABOREI ESTA ATIVIDADE VISANDO DESENVOLVER NO EDUCANDO AS SEGUINTES HABILIDADES:

  • AGRUPAR ELEMENTOS PARA FACILITAR O PROCESSO DE CONTAGEM;
  • CONTAR E PRODUZIR ESCRITA NUMÉRICA DE ACORDO COM AS REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL.

MAPA DO BRASIL - ATIVIDADES

PROFESSOR, ORGANIZEI AS ATIVIDADES ABAIXO PRIORIZANDO AS SEGUINTES HABILIDADES:

  • IDENTIFICAR E PINTAR NO MAPA AS 5 REGIÕES BRASILEIRAS;
  • LOCALIZAR O ESTADO EM QUE NASCEU;
  • IDENTIFICAR O ESTADO EM QUE ESTÁ LOCALIZADO O DISTRITO FEDERAL.
SE PREFERIR, DISTRIBUA APENAS O MAPA DO BRASIL PARA OS ALUNOS E ESCREVA AS QUESTÕES NA LOUSA. 



QUEBRA-CABEÇA - MAPA DO BRASIL

ELABOREI ESTA ATIVIDADE PARA DESENVOLVER NO EDUCANDO AS SEGUINTES HABILIDADES:

  • NOMEAR AS REGIÕES DO BRASIL E ORGANIZÁ-LAS DE ACORDO COM A POSIÇÃO NO MAPA;
  • COMPARAR AS REGIÕES ATRAVÉS DA ÁREA;
  • DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA ATRAVÉS DO RECORTE E COLAGEM DAS REGIÕES.
PROFESSOR (A), MUITAS ATIVIDADES PODEM SER DESENVOLVIDAS COM ESTE QUEBRA-CABEÇA, COMO:
  • ESCREVER O NOME DOS ESTADOS DE ACORDO COM CADA REGIÃO;
  • ESTABELECER UMA LEGENDA DE CORES PARA CADA REGIÃO;
  • PEDIR PARA OS ALUNOS IDENTIFICAREM QUAL É A MAIOR REGIÃO E QUAL É A MENOR;
  • ESTABELECER A QUANTIDADE DE ESTADOS POR REGIÃO E FAZER COMPARAÇÕES;
  • PEDIR PARA CADA ALUNO PINTAR A REGIÃO EM QUE NASCEU;
  • APROVEITAR PARA EXPLICAR OU REFORÇAR A DIFERENÇA ENTRE REGIÃO E ESTADO.
OBS.: ELABOREI ESTA ATIVIDADE E COLOQUEI EM PRÁTICA COM MEUS ALUNOS DA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS). ELES ADORARAM, FOI MUITO GRATIFICANTE. 
ESTOU SOCIALIZANDO, ESPERO QUE GOSTEM! SUCESSO SEMPRE!!!!


domingo, 13 de março de 2011

MÉTODO FÔNICO

PARA ENTENDER MELHOR O "MÉTODO FÔNICO DE ALFABETIZAÇÃO"

Método fônico


O método fônico consiste no aprendizado através da associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras. Esse método de ensino permite primeiro descobrir o princípio alfabético e, progressivamente, dominar o conhecimento ortográfico próprio de sua língua, através de textos produzidos especificamente para este fim.

 

O método é baseado no ensino do código alfabético de forma dinâmica, ou seja, as relações entre sons e letras devem ser feitas através do planejamento de atividades lúdicas para levar as crianças a aprender a codificar a fala em escrita e a decodificar a escrita no fluxo da fala e do pensamento.



O método fônico nasceu como uma crítica ao método da soletração ou alfabético. Primeiro são ensinadas as formas e os sons das vogais. Depois são ensinadas as consoantes, sendo, aos poucos, estabelecidas relações mais complexas. Cada letra é aprendida como um fonema que, juntamente com outro, forma sílabas e palavras. São ensinadas primeiro as sílabas mais simples e depois as mais complexas.
FONTE: http://pessoas.hsw.uol.com.br/metodo-de-alfabetizacao3.htm


ELABOREI ESTE RESUMO PARA FACILITAR O ESTUDO ATRAVÉS DO "MÉTODO FÔNICO"
O MÉTODO FÔNICO, AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS EDUCADORES PENSAM, SE DESENVOLVE POR HABILIDADES, VEJA:

DIA DO CIRCO-PALHAÇOS PARA COLORIR - 1


MODELINHOS DE PALHAÇOS PARA COLORIR, PESQUISADOS NA NET E ORGANIZADOS POR MIM.

LEMBRETE: O DIA DO CIRCO É 15 DE MARÇO, PORÉM NO BRASIL COMEMORA-SE NO DIA 27 DE MARÇO EM HOMENAGEM AO PALHAÇO PIOLIN QUE NASCEU NESTA DATA.


DIA DO CIRCO-PALHAÇOS PARA COLORIR - 2

MODELINHOS DE PALHAÇOS PARA COLORIR, PESQUISADOS NA NET E ORGANIZADOS POR MIM.

LEMBRETE: O DIA DO CIRCO É 15 DE MARÇO, PORÉM NO BRASIL COMEMORA-SE NO DIA 27 DE MARÇO EM HOMENAGEM AO PALHAÇO PIOLIN QUE FAZIA ANIVERSÁRIO NESTA DATA.





sábado, 12 de março de 2011

MÚSICA "O CIRCO"

DIA DO CIRCO - 27 DE MARÇO


DIA DO CIRCO - ATIVIDADES

ATIVIDADES PARA COMEMORAR 
DIA DO CIRCO - 27 DE MARÇO

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
  • LOCALIZAR INFORMAÇÕES CONTIDAS EM IMAGEM; 
  • INTERPRETAR INFORMAÇÕES CONTIDAS EM TABELA;
  • ESTABELECER RELAÇÕES DE ACORDO COM OS CONCEITOS: DIREITA, ESQUERDA, ENTRE.




;

HISTÓRIA DO CIRCO

O DIA DO CIRCO É 15 DE MARÇO, PORÉM NO BRASIL É COMEMORADO NO DIA 27 DE MARÇO EM HOMENAGEM AO PALHAÇO PIOLIN QUE NASCEU NESTA DATA.


TROMBINHA E O CIRCO

ESTA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES VISA TRABALHAR COM AS SEGUINTES HABILIDADES

  • APRECIAR A LEITURA REALIZADA PELO PROFESSOR;
  • LER E LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS NO TEXTO;
  • INTERPRETAR ORALMENTE INFORMAÇÕES NO TEXTO
  • COMPREENDER AS REGRAS PARA A DECOMPOSIÇÃO DE PALAVRAS EM SÍLABAS;
  • PRODUZIR LISTA DE PALAVRAS SIGNIFICATIVAS UTILIZANDO O MESMO CAMPO SEMÂNTICO;
  • PROCURAR NO CAÇA-PALAVRAS NOMES DE ANIMAIS.


terça-feira, 8 de março de 2011

SELINHO PRESENTE DA TIA GI

OBA!
GANHEI MAIS UM SELINHO!
Esse selinho é um indicativo do reconhecimento ao trabalho elaborado por todas as blogueiras educadoras espalhadas pelo Brasil.
MINHAS INDICAÇÕES SÃO:
http://profhelena4e5ano.blogspot.com
http://professoraclea.blogspot.com
http://pindukkinha.blogspot.com
http://euadoroeducacaoinfantil.blogspot.com
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com

domingo, 6 de março de 2011

TABUADA DA ADIÇÃO

ELABOREI ESTAS ATIVIDADES COM O OBJETIVO DE ESTIMULAR O EDUCANDO A UTILIZAR ESTRATÉGIAS PESSOAIS E USUAIS DE CÁLCULO DE ADIÇÃO.








ADIÇÃO COM SOMA ATÉ 9

PROFESSOR, ESTA ATIVIDADE VISA DESENVOLVER NO EDUCANDO A SEGUINTE HABILIDADE: EFETUAR CÁLCULO ENVOLVENDO A TÉCNICA OPERATÓRIA DA ADIÇÃO COM SOMA ATÉ 9.


NÚMEROS RACIONAIS - ATIVIDADE 2

PARA RESOLVER NO CADERNO


NÚMEROS RACIONAIS - ATIVIDADE 1

PARA RESOLVER NO CADERNO